segunda-feira, 16 de julho de 2012

ATENDIMENTO ESPIRITUAL NO CENTRO ESPÍRITA


Com alegria e expectativas positivas, iniciamos, hoje, os encontros para o estudo do livro Atendimento Espiritual no Centro Espírita, na sala do Departamento Doutrinário da FERGS.
Este estudo tem dois objetivos: 1ª Qualificar os voluntários da Área do AECE do Departamento Doutrinário e, também, preparar novos trabalhadores.
Gisela, Celso, Lúcia, Verinha, Rosi, Rose, Maria da Graça, Elci.


Gisela, Celso, Lúcia, Verinha, Helena,  Rose, Maria da Graça, Elci.


Estiveram presentes: Lucia Haubert,  Celso Haubert(Simão Pedro) e Rose A. Delfino de Alvorada(Grupo Espírita Allan Kardec); Elci Rosa Rodrigues e Maria da Graça C. Rodrigues de São Sebastião do Caí(SEAK Caí); Vera Lúcia Gonçalves Rodrigues, de Porto Alegre(Bezerra de Menezes); Gisella M. de Lima de Porto Alegre(Caridade e Fé); Rosi Possebon(Homens de Boa Vontade) Porto Alegre; Helena Bertoldo da Silva (Leon Denis) Porto Alegre. 
Helena Bertoldo da Silva facilitou o encontro. Após e leitura do Evangelho e prece inicial, o grupo vivenciou uma técnica: Exercitando Empatia. Cada membro do grupo recebeu uma folha com três perguntas: 1. Alguma vez você já precisou de colo? 2. O que você esperava do outro neste momento?  3. Quais as características necessárias para o atendente fraterno? Depois cada participante socializou suas respostas, refletindo sobre a importância e responsabilidade do trabalhador do atendimento espiritual.
Depois todos assistiram um pps - Atendimento Fraterno: Um olhar para o trabalhador. O grupo concluiu que todos nós, trabalhadores do atendimento espiritual no centro  espírita, somos almas a caminho, com limitações e algumas vezes(ou até muitas) e, por isso,  também,  necessitamos buscar consolo e orientação, quando necessários, vencendo o orgulho e a timidez, para que sejamos acolhidos e consolados e orientados para retomarmos as nossas condições de equilíbrio e que cada um deve procurar estudar a doutrina e o evangelho, vivenciando-os e aprimorando-se moralmente.

Um comentário:

Luz13 disse...

Conheci o blog hoje e gostei muito.
Tenho aprendido muito com Aline, da Cidade das Pirâmides, em seu Programa De Olho no Mundo(www.deolhonomundo.com). Partilho o endereço, pois acredito que será útil para vocês também. Abçs