domingo, 8 de julho de 2012



Projeto Manoel Philomeno de Miranda – Porto Alegre/RS – 08 de julho
A Equipe Mansão do Caminho, composta por José Ferraz, Nilo Calazans e João Neves, responsável pelo Projeto Manoel Philomeno de Miranda, está cada vez mais requisitada para apresentar seus trabalhos de qualificação na área mediúnica em todo o Brasil. Ontem, dia 07 de julho de 2012, a equipe esteve em Tramandaí/RS. No dia imediato, os integrantes da equipe apresentaram o seminário Qualidade na Prática Mediúnica, na Sociedade Beneficente Espírita Bezerra de Menezes, em Porto Alegre/RS, promotora do evento.

O Projeto Manoel Philomeno de Miranda foi criado no mês de maio de 1990, em Salvador/BA, com a finalidade de dar apoio e treinamento aos trabalhadores da Área Mediúnica dos Centros Espíritas, através de seminários, encontros e outras atividades correlatas.
O seminário é divido por módulos. No 1º módulo – Qualidade e Espiritismo – a visão de qualidade de Allan Kardec. O 2º módulo tem por título Qualidade no Desempenho Funcional. O 3º módulo é dedicado ao estudo sobre a Qualidade de Resultados.
No 1º módulo o trio de expositores destacou as informações contidas em O Livro dos Médiuns, notadamente em seu capítulo XXIX, de onde foram pinçadas diversas informações elucidativas sobre a preocupação de Allan Kardec sobre a qualidade das reuniões mediúnicas, bem antes de as organizações em geral despertarem para o fator qualidade.

A Qualidade no Desempenho Funcional no 2º módulo tratou os aspectos que envolvem as atividades do doutrinador/dirigente da reunião mediúnica, o médium e o assistente participante. Foram ressaltadas as condições necessárias que todos os médiuns participantes das reuniões mediúnicas devem possuir; a admissão de novos elementos sob critérios claros; quais as finalidades de uma reunião mediúnica; a facilidade de o médium dar boas comunicações; bem como a sua diversidade, o que pressupõe maleabilidade mediúnica. Sobre as comunicações foi destaque os aspectos de clareza, fluidez, filtragem, acolhimento, ritmo e entrosamento. Mais uma vez foi estimulado o estudo de O Livro dos Médiuns.
O 3º módulo foi dedicado ao estudo sobre a Qualidade de Resultados. O módulo foi estruturado para oferecer indicadores de desempenho objetivando facilitar a análise por parte de todos os integrantes de uma reunião mediúnica. Os subtemas foram: A Palavra e a Prece; O Choque Anímico; O Passe; e As Terapias Sugestivas.










Todo esse trabalho visa oferecer mecanismos e parâmetros para que os integrantes de uma reunião mediúnica possam proceder a avaliações judiciosas a fim de alcançarem uma melhor compreensão dos objetivos e a qualidade alcançada por cada um e pela equipe como um todo. As inúmeras perguntas realizadas aferiu o interesse que o assunto despertou, pois que cada uma delas visou ampliar a compreensão desse delicado assunto técnico de uma instituição espírita que deseja bem servir aos propósitos do Mestre dos Mestres. A equipe foi aplaudida em gratidão ao esforço e dedicação ao trabalho muito bem planejado e executado.

Fotos: Jorge Moehlecke
    Texto: Paulo Salerno

Nenhum comentário: