domingo, 22 de julho de 2012

CRE DOIS PROMOVE ENCONTRO PARA ESTUDO SOBRE ANÁLISE DE OBRAS ESPÍRITAS


Rubem Sérgio - coordenador do CRE2. 










O CRE 2 promoveu um encontro de estudos sobre Análise de Obras Espíritas. O encontro aconteceu no dia 21 de julho de 2012, na Sociedade Espírita Em Busca da Verdade, na rua Bento Gonçalves, em Novo Hamburgo.
João Felício, coordenador do Setor de   Análise de Obras do Departamento Doutrinário da FERGS e Helena Bertoldo da Silva, diretora do mesmo departamento foram os facilitadores do encontro. Foram apresentados: A) Proposta Bases para melhor orientação sobre a literatura espírita que se fundamenta  nas orientações de Allan Kardec em Obras Póstumas, Viagem Espírita em 1862, Instruções Particulares dadas aos Grupos em resposta a algumas das questões propostas, item VI.

Refletindo sobre o que consta na Revista Espírita de maio/1863:

Aplicando esses princípios de ecletismo* às comunicações que nos são enviadas, diremos que em 3.600 há mais de 3.000 que são de uma moralidade irreprochável, e excelentes como fundo;  mas que desse número nem 300 merecem publicidade e apenas 100 têm mérito fora do comum. 
Por aí pode julgar-se da necessidade de não publicar inconsideradamente tudo quanto vem dos Espíritos, se quisermos atingir o objetivo a que nos propomos, tanto do ponto de vista material quanto do efeito moral e da opinião que os indiferentes possam fazer do Espiritismo.

Resta-nos dizer algumas palavras sobre manuscritos ou trabalhos de fôlego que nos remeteram, entre os quais, não encontramos, em trinta,  mais que cinco ou seis de real valor. No mundo invisível, como na Terra, não faltam escritores, mas os bons são raros.

Toda precaução é pouca para evitar as publicações lamentáveis. Em tais casos, mais vale pecar por excesso de prudência, no interesse da causa. 
Allan Kardec -  Revista Espírita de maio/1863.

*Ecletismo: Qualquer teoria, prática ou disposição de espírito que se caracteriza pela escolha do que parece melhor entre várias doutrinas, métodos ou estilos. Dicionário Houaiss. 
B) Exame Crítico, mostrando a Análise de |Obras passo-a-passo.

O evento contou com a participação de 29 pessoas, de várias cidades do CRE 2: Sapucaia do Sul, Canoas, São Leopoldo, Novo Hamburgo, Taquara, Canela, Porto Alegre. Os confrades recepcionaram o grupo com um delicioso café/chá, com apetitosos quitutes. O encontro visou a capacitação da equipe de leitores do CR 2 que irá colaborar com o Setor de Análise de Livros.





 Maria da Graça e sua filha.
 João Felício

Os participantes

Nenhum comentário: