sexta-feira, 20 de janeiro de 2012

DAPSE NO LITORAL

O Departamento de Assistência e Promoção Social Espírita efetuou palestras em Torres (Associação Espírita Allan Kardec) e em Capão Novo (na Novo Horizonte) abordando temáticas necessárias à evangelização de todos nós. Marlene Bertoldo da Silva provocou, através de sua exposição, reflexões sobre o nosso papel perante à sociedade e perante a nós mesmos, no que tange as obrigações sociais e de atendimento espíritas aos nossos irmão em estado de vulnerabilidade.
Marlene fez, em Torres, uma abordagem profunda sobre a maledicência e explicou, à luz do Evangelho de Jesus, o quanto nós interferimos na vida das pessoas e, muitas vezes as impedimos de um recomeço regenerador, quando, impensadamente emitimos opiniões errôneas, julgamos e propagamos o mal.
Exemplificou do perigo de nossas opiniões julgadoras sobre o destino das pessoas.
Exemplificou: contratamos uma auxiliar para faxina  e se a pessoa não atende as nossas exigências, não temos o mínimo de consideração em ensiná-la a fazer o trabalho, pelo contrário dispensamo-la e fizemos recomendações negativas para os outros que querem contratá-la, dizendo: É descuidada, usa exageradamente o material de limpeza etc... E, nesta situação fez o público pensar: como uma pessoa que nunca usou material de limpeza(não conhece e não tem recursos para comprá-los) vai saber economizar este material? Como uma pessoa que não tem banheiro, não tem cerâmica em casa, não tem o que temos, saberá efetuar uma limpeza eficaz?
Solução: Praticarmos a caridade  da tolerância, da indulgência e da doação de nosso tempo em multiplicar os talentos da inteligência que Deus nos deu, ensinando esta pessoa a fazer, capacitando-a, habilitando-a ao seu ganha pão.
Reflitamos!

Nenhum comentário: