quarta-feira, 28 de dezembro de 2011

Programa VIDA: Desafios & Soluções apresenta: GESTAÇÃO: Encontro de Almas, com a médica genicologista e obstetra: Tiane Nogueira Salum, especialista em medicina fetal.

Queridos amigos não percam esta entrevista:
Quando: 31.12.2011
Onde: TV URBANA
Canais: 11 da Net , 55 UHF tv aberta ou
tvurbana.tv.br(ao vivo)
Hora: 19h30min até 20h.

terça-feira, 27 de dezembro de 2011

Curso Capacitação Equipe/DIJ-DEDO-DAPSE-DECOM-DAFA

Convidamos a todos os diretores de Departamentos da FERGS e suas esquipes  para o Curso Capacitação Equipes/DIJ-DEDO-DAPSE-DECOM-DAFA, que será realizado em dois encontros, no auditório da FERGS, Av. Desembargador André da Rocha, 49, Porto Alegre Centro, das 19h até 21h, nos dias 05.01.2012 e 06.01.2012, com as temáticas: Liderança e Voluntariado, Procedimentos Administrativos, respectivamente.

sexta-feira, 23 de dezembro de 2011

Glória a Deus nas alturas e Paz na Terra aos homens de boa vontade...

Queridos amigos, estejamos em Paz neste final de ano, onde a sociedade humana comemora os festejos de Natal e Ano Novo. Sabemos que a vida segue e não são os calendários humanos que delimitam e promovem a trajetória do Espírito e sim suas ações e suas escolhas. É Natal na sociedade terrena e o Natal festeja(na terra) o nascimento de Jesus. Só que o Evangelho de Jesus transcende aos calendários humanos e é luz viva no coração das almas. Que Jesus renasça em nossos corações e que nos festejos natalinos e de virada do ano, possamos, todos nós, termos mais compreensão com os nossos familiares, que a nossa voz seja mais doce, que a nossa crítica se cale, que o nosso amor de filhos divinos se estenda de nossos lares aos antros de dores e aflições, que as nossas preces sejam de gratidão, que os nossos ouvidos possam ouvir o som belo da vida e que possamos nesses dias vivenciar a prece de Assis: Consolar mais do que ser consolado, compreender mais do que ser compreendido, levar esperança aos corações desesperados, luz para afugentar as treva, enfim deixarmos que os nossos corações se enterneçam. Desejo à família espírita e todos os que compartilham a vida no Planeta Terra e no Cosmos: Paz e Bem!
Dedico a todos vocês este vídeo do Raul que demostra a misericórdia divina atuando!

quarta-feira, 21 de dezembro de 2011

Francisco Spinelli Livro: Pregando a Espiritualidade (Mensagens mediúnicas)





RÓTULO DE CRISTÃO
Chegaste ao término de vossos trabalhos neste ano.
Desejo felicitar aqueles que perseveraram até o fim, pois não foi pouco o assédio que sofrestes. A persistência no bem é a arma certa no combate ao mal.
Quando assim vos falo, refiro-me não somente aos ataques do plano negativo espiritual, talvez em maior escala, senão também às injunções de ordem social.
Não raras vezes surpreendo-vos pensando na pouca produção deste ano e assim parece, porque vossos olhos materiais não podem ver além da matéria.
Muitas coisas se realizaram no sentido do bem. O que julgais que represente, quando vos reunis em prece, todos com uma mesma finalidade, pedindo auxílio, irradiando saúde e bem estar espiritual para os infelizes?
Auxiliados pelos orientadores e protetores destes trabalhos muito fizestes, aliás, mais do que podeis imaginar...
Recomendo-vos que não esmoreçais com o descanso.
Aproveitai-o para renovar vossas forças a fim de que no próximo ano todos vós estejais aqui, unidos e preparados para novas tarefas, novos encargos dentro desta casa, que deve ser um segundo lar, porém, o lar espiritual, o lar que satisfaz vossos espíritos.
Permaneça firme e duradoura a vossa fé, a qual deverá ser mostrada pelas vossas atitudes e ações.
Tende sempre presente, em vossas mentes, a responsabilidade que assumistes como portadores do rótulo de cristãos.
Exemplificai como tal. Tomai como exemplo o Apóstolo dos Gentios que vos deliciou esta noite, com tão bela lição, prova evidente da renovação das criaturas.
Na data feliz do Natal, possais todos vós sentir alegria em vossos corações. Jesus nasça em vossas almas e permaneça convosco como elemento indispensável à manutenção do equilíbrio do espírito.
Despeço-me, repetindo, nesta noite, aquelas palavras que ecoaram nos céus de Belém: “Glória a Deus nas alturas e paz na Terra aos homens de boa vontade”.
Francisco Spinelli
Livro: Pregando a Espiritualidade (Mensagens mediúnicas)

segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

NATAL NA VISÃO ESPÍRITA Texto de Marta Antunes

O significado do Natal para os espíritas
Marta Antunes Moura
Natal é comemorado no dia 25 de dezembro porque a data foi retirada de uma festa pagã muito popular existente na Roma antiga, e que fora oficializada pelo imperador Aureliano em274 d. C. A finalidade da festa era homenagear o deus sol Natalis Solis Invicti (Nascimento do Sol Invicto)   considerado a primeira divindade do império romano  e festejar o início do solstício de inverno.

Com o triunfo do Cristianismo, séculos depois, a data foi utilizada pela igreja de Roma para comemorar o nascimento do Cristo (que, efetivamente, não ocorreu em 25 de dezembro), considerado, desde então, como o verdadeiro “sol” de justiça. Com o passar do tempo, hábitos e costumes de diferentes culturas foram incorporados ao Natal, impregnando o de simbolismo: a árvore natalina, por exemplo, é contribuição alemã, instituída no século XVI, com o intuito de reverenciar a vida, sobretudo no que diz respeito aos pinheiros, que conservam a folhagem verde no inverno; o presépio foi ideia de Francisco de Assis, no século XIII. As bolas e estrelas que enfeitam a árvore de Natal representam as primitivas pedras, maçãs ou outros elementos com que no passado se adornavam o carvalho, precursor da atual árvore de Natal.
 

Antes de serem substituídas por lâmpadas elétricas coloridas, as velas eram enfeites comuns nas árvores, como um sinal de purificação, e as chamas acesas no dia 25 de dezembro são uma referência ao Cristo, entendido como a luz do mundo. A estrela que se coloca no topo daárvore é para recordar a que surgiu em Belém por ocasião do nascimento de Jesus. Os cartões de Natal apareceram pela primeira vez na Inglaterra, em meados do século XIX. Os espíritas veem o Natal sob outra ótica, que vai além da troca de presentes e a realização do banquete natalino, atividades típicas do dia. Já compreendem a importância de renunciar às comemorações natalinas que traduzam excessos de qualquer ordem, preferindo a alegria da ajuda fraterna aos irmãos menos felizes, como louvor ideal ao Sublime Natalício.

Os verdadeiros amigos do Cristo reverenciam-no em espírito.
 A despeito do relevante significado que envolve o nascimento e a vida do Cristo e sua mensagem evangélica, sabemos que muitos representantes da cristandade agem como cristãos sem o Cristo, porque vivenciam um Cristianismo de aparência.

Neste sentido, afirmava o Espírito Olavo Bilac que “ser cristão é ser luz ao mundo amargo e aflito, pelo dom de servir à Humanidade inteira”. Chegará a época, contudo,em que Jesus, o guia e modelo da Humanidade terrestre, será reverenciado em espírito e verdade; Ele deixará de ser visto como uma personalidade mítica, distante do homem comum; ou mero símbolo religioso que mais se assemelha a uma peça de museu, esquecida em um canto qualquer, empoeirada pelo tempo. Não podemos, contudo, perder a esperança. Tudo tem seu tempo para acontecer.

No momento preciso, quando se operar a devida renovação espiritual da Humanidade, indivíduos e coletividades compreenderão que [...] Jesus representa o tipo da perfeição moral a que a Humanidade pode aspirar na Terra. Deus no-lo oferece como o mais perfeito modelo, e a doutrina que ensinou é a mais pura expressão de sua lei [...].


Distanciado dos simbolismos e dos rituais religiosos, o espírita consciente procura festejar o Natal todos os dias, expressando-se com fraternidade e amor ao próximo. Admite, igualmente, que [...] a Doutrina Espírita nos reconduz ao Evangelho em sua primitiva simplicidade, porquanto somente assim compreenderemos, ante a imensa evolução científica do homem terrestre, que o Cristo é o sol moral do mundo, a brilhar hoje, como brilhava ontem, para brilhar mais intensamente amanhã.  Perante as alegrias das comemorações do Natal, destacamos três lições ensinadas pelos orientadores espirituais, entre tantas outras. Primeira, o significado da Manjedoura, como assinala Emmanuel: As comemorações do Natal conduzem-nos o entendimento à eterna lição de humildade de Jesus, no momento preciso em que a sua mensagem de amor felicitou o coração das criaturas, fazendo-nos sentir, ainda, o sabor de atualidade dos seus divinos ensinamentos.

A Manjedoura foi o Caminho. A exemplificação era a Verdade. O Calvário constituía a Vida. Sem o Caminho, o homem terrestre não atingirá os tesouros da Verdade e da Vida. Segunda, a inadiável (e urgente) necessidade de nos aproximarmos mais do Cristo, de forma que o seu Evangelho se reflita, efetivamente, em nossos pensamentos, palavras e atos. Para a nossa paz de espírito não é mais conveniente sermos cristãos ou espíritas “faz de conta”.[...]

Comentando o Natal, assevera Lucas que o Cristo é a Luz para alumiar as nações. Não chegou impondo normas ou pensamento religioso. Não interpelou governantes e governados sobre processos políticos. Não disputou com os filósofos quanto às origens dos homens. Não concorreu com os cientistas na demonstração de aspectos parciais e transitórios da vida. Fez luz no Espírito eterno.

Embora tivesse o ministério endereçado aos povos do mundo, não marcou a sua presença com expressões coletivas de poder, quais exército e sacerdócio, armamentos e tribunais. Trouxe claridade para todos, projetando-a de si mesmo. Revelou a grandeza do serviço à coletividade, por intermédio da consagração pessoal ao Bem Infinito. Nas reminiscências do Natal do Senhor, meu amigo, medita no próprio roteiro.

Tens suficiente luz para a marcha? Que espécie de claridade acendes no caminho? Foge ao brilho fatal dos curtos-circuitos da cólera, não te contentes com a lanterninha da vaidade que imita o pirilampo em voo baixo, dentro da noite, apaga a labareda do ciúme e da discórdia que atira corações aos precipícios do crime e do sofrimento. Se procuras o Mestre divino e a experiência cristã, lembra-te de que na Terra há clarões que ameaçam, perturbam, confundem e anunciam arrasamento...

Estarás realmente cooperando com o Cristo, na extinção das trevas, acendendo em ti mesmo aquela sublime luz para alumiar? Por último é muito importante aprendermos a ser gratos a Jesus pelas inúmeras bênçãos que Ele nos concede cotidianamente, em nome do Pai, como a família, os amigos, a profissão honesta, a vivência espírita etc., sabendo compartilhá-las com o próximo, como aconselha Meimei: Recolhes as melodias do Natal, guardando o pensamento engrinaldado pela ternura de harmoniosa canção...
 

Percebes que o Céu te chama a partilhar os júbilos da exaltação do Senhor nas sombras do mundo. [...] Louva as doações divinas que te felicitam a existência, mas não te esqueças de que o Natal é o Céu que se reparte com a Terra, pelo eterno amor que se derramou das estrelas. Agradece o dom inefável da paz que volta, de novo, enriquecendo-te a vida, mas divide a própria felicidade, realizando, em nome do Senhor, a alegria de alguém!...
 

Referências:
1DUTRA, Haroldo D. O novo testamento. (Tradutor). Brasília: EDICEI, 2010. p. 258.
2VIEIRA, Waldo. Conduta espírita. Pelo Espírito André Luiz. 31. ed. 3. reimp. Rio de Janeiro: FEB, 2010. Cap. 47, p. 154.
3XAVIER, Francisco C. Antologia mediúnica do natal. Espíritos diversos. 6. ed. Rio de Janeiro: FEB, 2009. Cap. 76, p. 201.
4KARDEC, Allan. O livro dos espíritos. Trad. Evandro Noleto Bezerra. 2. ed. Rio de Janeiro: FEB, 2010. Q. 625.
5______. ______. Comentário de Kardec àq. 625.
6XAVIER, Francisco C. Religião dos espíritos. Pelo Espírito Emmanuel. 21. ed. 2. reimp. Rio de Janeiro: FEB, 2010. Cap. Jesus e atualidade, p. 296.
7______. Antologia mediúnica do natal. Espíritos diversos. 6. ed. Rio de Janeiro: FEB, 2009. Cap. 21, p. 57.
8LUCAS, 2:32.
9XAVIER, Francisco C. Antologia mediúnica do natal. Espíritos diversos. 6. ed.Rio de Janeiro: FEB, 2009. Cap. 4.
10______. ______. Cap. 29, p. 73-74.


terça-feira, 29 de novembro de 2011

ESPIRITISMO - A VISÃO EDUCATIVA DA VIDA

 Toda a ideia nova necessita de um tempo de maturação para ser bem compreendida. O mesmo ocorre com os venerandos postulados da Doutrina Espírita. Nos tempos atuais onde o desvalor tem cada vez mais valor, a falta de referências edificantes dá o tom do convívio familiar. A medida que a dor se impõem e as pessoas se perdem no oceano vazio da materialidade, a Doutrina Espírita chega para a humanidade como a proposta educativa por excelência. Sabemos que o Espiritismo não trouxe para o homem a salvação aguardada pelos preguiçosos de todos os tempos não obstante, este número seja imenso, o Espiritismo tem apenas o trabalho educativo como proposta de vida.
Entendemos que a mudança dos paradigmas da ignorância teológica pode ser atingida através dos postulados redentores. 
O Espírito como o princípio inteligente, viajante das dimensões materiais e espirituais carrega em si toda a carga intelecto moral amealhada em suas diversas vidas.
Sem dúvida alguma que uma das propostas que visam educar a alma   em sua trajetória libertadora é a digna reunião de desobsessão  realizada nas nobres instituições espíritas.
Lançando um olhar mais acurado sobre as singelas reuniões de Evangelização Infanto-Juvenil, observamos a profilaxia educativa levada a efeito em tais reuniões.
Se nas reuniões de desobsessão cuidamos do efeito gerado pela ignorância espiritual dos atendidos com relação à vida, nas reuniões de Evangelização Infanto-Juvenil, o Espiritismo chega à causa, ou seja, a criança.
Evocando o Livro dos Espíritos como parâmetro da nossa avaliação, identificamos na questão 383 do citado livro a referência segura para afirmarmos que é no período infantil que os valores espirituais do educando podem ser alterados.
Portanto concluimos que a reunião de Evangelização Infanto-Juvenil cumpre o papel de terapia educativa.
Uma criança ou jovem que recebeu uma educação pautada nos postulados espíritas terá mais consciência da sua condição imortal de cidadão do Universo.
Estamos longe de compreender a proposta educativa da Doutrina Espírita em sua totalidade,  só mesmo as dificuldades impostas pelos tempos atuais são capazes de alargar a nossa visão pela dor.
Como aprendizes de espírita só vemos a Deus pela lente das lágrimas!
Adeilson Salles
Escritor Espírita 
Autor da Federação Espírita do Rio Grande do Sul.




sexta-feira, 25 de novembro de 2011

NOSSA PROFUNDA E AMOROSA GRATIDÃO








Nossos sinceros agradecimentos a todas as pessoas especiais que colaboraram com o Departamento Doutrinário no biênio 2010/2011.
Abraços e votos de paz!

quarta-feira, 23 de novembro de 2011

Nosso querido Raul está em franca recuperação!

 

Quando colocado de pé em um aparelho destinado a exercitar o caminhar, embora apoiado pela fisioterapeuta, caminhou com segurança. O sucesso foi tamanho que os médicos colocaram-no para repetir sem o aparelho. Superando as expectativas caminhou até o quarto,sem se cansar, numa distância aproximada de 60 m.

Os profissionais não se cansam de afirmar que o sucesso de sua reabilitação está vinculado não somente ao seu esforço próprio, mas também à questão da fé e das orações.
Queremos registrar uma vez mais, em nome do Raul, com sentimentos de gratidão, as vibrações de carinho e de amor que chegam a todo momento.
Que o nosso Doce Amigo Jesus nos abençoe e nos guarde em sua paz!

Diretoria da Sociedade Espírita Fraternidade.

segunda-feira, 21 de novembro de 2011

NOTÍCIAS ATUALIZADAS

20-11-2011 - 23 horas

As notícias sobre nosso querido Raul são cada vez mais esperançosas, pois é crescente sua recuperação. Os médicos estão impressionados com sua rápida evolução, o que nunca presenciaram em 30 anos de trabalho com pacientes de AVC, afirmam eles.  Atribuem este acontecimento, não só à sua força de vontade mas também à fé e às preces de todos. Continuam as sessões de fisioterapia intensiva e de fonoaudiologia com melhora dos movimentos da perna direita e dos dedos, bem como das cordas vocais. 

Foi submetido a tomografias para detectar as possíveis causas do ocorrido e para traçar diretrizes preventivas de eventos da mesma natureza. Os queridos companheiros que o acompanham neste primeiro momento, são unânimes em registrar sua capacidade de superar as limitações atuais, a cada instante, contagiando a todos que o cercam.

Sempre agradecidos pelo carinho de todos, endereçando suas preces ao nosso Raul, rogamos ao Amigo Jesus nos conduza em paz e nos envolva no seu incondicional amor.


Diretoria da Sociedade Espírita Fraternidade.
Sociedade Espírita Fraternidade
Rua Passo da Pátria 38, São Domingos, Niterói, RJ, Brasil  CEP: 24210-240
Tel.(21) 2717-8235 | Fax.(21) 2722-2455

sexta-feira, 18 de novembro de 2011

NOVAS NOTÍCIAS

VIBRAÇÕES AMOROSAS

Queridos confrades espíritas,
Que a Paz do Meigo Nazareno  apaciente e ilumine os nossos corações.
Solicitamos a preciosa colaboração de  todos, para juntos vibrarmos rogando   a Jesus e ao amorável Bezerra de Menezes que possam jorrar suas luzes balsâmicas sobre o nosso querido irmão José Raul Teixeira que está hospitalizado  num hospital do U.S.A, após ter sofrido um avc (acidente vascular cerebral) no  avião, durante a viagem que  o levava para compromissos fora do país.
L.E. questão 662 - Pode-se orar por outrém?
- O Espírito daquele que ora age por sua vontade de fazer o bem. Pela prece ele atrai para si os bons Espíritos que se associam ao bem que se quer fazer.

domingo, 13 de novembro de 2011

Federação Espírita de Mato Grosso do Sul apresentou proposição – que foi aprovada pelo Conselho – transferindo-se da Comissão Regional Centro para a Comissão Regional Sul. Com emoção e alegria os confrades do Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná e São Paulo receberam os sul-matogrossenses.

Nos dias 11 a 13 de novembro de 2011 o Conselho Federativo Nacional da FEB (CFN) reuniu-se em Brasília/DF para deliberar acerca dos rumos do Movimento Espírita Brasileiro. A reunião foi riquíssima, repleta de importantes reflexões e decisões, dentre as quais a realização do 4º Congresso Espírita Brasileiro, a proposta de integração das áreas de atuação de Comunicação Social Espírita, Mediunidade, Atendimento Espiritual no Centro Espírita, Mediunidade, Assistência e Promoção Social Espírita e Estudo Sistematizado da Doutrina Espírita nas reuniões das Comissões Regionais.
Outro fato relevante foi a aprovação de alterações no regimento interno do Conselho Federativo Nacional, sendo que, já com as novas disposições, a Federação Espírita de Mato Grosso do Sul apresentou proposição – que foi aprovada pelo Conselho – transferindo-se da Comissão Regional Centro para a Comissão Regional Sul. Com emoção e alegria os confrades do Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná e São Paulo receberam os sul-matogrossenses.
Atividades complementares trouxeram ainda mais significado e valor à reunião do CFN. Na noite de sexta-feira 11, os representantes das 27 Federativas Estaduais assistiram a palestra de José Raul Teixeira abordando os 150 anos de O Livro dos Médiuns; na noite de sábado 12, os conselheiros realizaram entrevista privativa com Divaldo Pereira Franco acerca de questões ligadas à direção de centros espíritas e de órgãos de unificação. Durante a entrevista com Divaldo, Raul Teixeira psicografou inúmeras mensagems de Espíritos ligados ao Movimento Espírita Brasileiro trazendo orientações ao CFN.
No domingo pela manhã, a reunião encerrou-se com notícias acerca da Assistência e Promoção Social trazidas pelo representante da FEB no CNAS (Conselho Nacional de Assistência Social) e apresentações sobre o Movimento Espírita Internacional – com esclarecimentos da TVCEI e da EDICEI, estimulando a divulgação do Espiritismo através de todas as mídias disponíveis.
O clima de fraternidade e união e as decisões operacionais do CFN fortaleceram ainda mais o compromisso com a unificação dos espíritas e a divulgação do Consolador, impulsionando o progresso e a felicidade humanas.

quinta-feira, 10 de novembro de 2011

CONVITE PARA SEMINÁRIO

Queridos irmãos,
É com muita emoção que a SLEE- Dr. Bezerra de Menezes está organizando o Seminário O Trabalhador e a Doutrina. Anexo o cartaz do evento. Contamos com a participação de todos irmãos e que possam ser nossos portavozes para o congraçamento de todos neste evento.
Abraço fraterno!
Alexandre Colvara

CRE 10ª AGRADECE

AGRADECEMOS   A TODOS QUE SE FIZERAM PRESENTES NAS PALESTRAS DE NOSSA QUERIDA    SUELY CALDAS SCHUBERT.
Os  eventos superaram as expectativas de público, ( mais de 500 pessoas somando-se os três dias) o que nos  permite a confiança de continuarmos com o apoio de todos, nesta  grande caminhada da UNIFICAÇÃO  e união dos espíritas desta região que avança a passos firmes na Evangelização e difusão da Doutrina Espírita. 
Votos de Paz, saúde e alegria de viver a todos.  
Equipes, 
CRE 10° região e UNIME.
unime.jpg

terça-feira, 8 de novembro de 2011

Mensagem aos jovens, evangelizadores e voluntários que participaram da XXIV CONJERGS

Mensagem aos jovens, evangelizadores e voluntários que participaram da XXIV CONJERGS
A cátedra do Mestre serve-se do esforço do aprendiz para exemplificar a excelência do método e a superioridade da meta; se fores o aprendiz esforçado
poderás fruir das bênçãos de fazer-te útil”.
Lúcia, um espírito amigo.
Queridos irmãos e irmãs de caminhada.
Os dias de aprendizado e reflexões que tivemos a chance de vivenciar na XXIV CONJERGS serão, por muitos dias, meses, anos, elementos integrantes dos nossos pensamentos e ações.
Poucos eventos nos trazem com tanta ênfase, a oportunidade de presenciarmos o ensino que os devotados guias da Espiritualidade ministraram ao ditarem sob o título “A Geração Nova” a brilhante e atualíssima identificação dos dias atuais, com sua diversidade de almas e seus estágios evolutivos.
Conforta-me o coração perceber o elevado número de jovens que transitam na condição da geração que chega. Com valores morais em floração acentuada, com o raciocínio lúcido e os sentimentos pujantes, despontando em cada palavra e cada gesto.
Dentre eles há evangelizadores e lideranças estabelecidas já há algumas décadas na Terra e que possuem os mesmos traços que os inserem na novel caravana que traz na alma a gentileza, a sensibilidade, a palavra enérgica mas repassada de doçura, o olhar brilhante e envolvente, a tolerância, a paciência e a alegria.
Vê-los, as amarguras, insatisfações e inflexibilidade da velha geração que parte, como assevera o Codificador, diluem-se num tempo que sabemos estar distante da realidade que hoje se descortina no mundo.
Meus queridos jovens, planos da sabedoria divina para serviço à humanidade, como leciona o benfeitor Emmanuel, sois a aurora de certezas plenas de uma nova era onde o
paradigma do ser impor-se-á sobre a ditadura do ter. Na qual o culto ao consumismo, à sexolatria, às fugas espetaculares para as drogas de toda a espécie cederão terreno às nuances do auto e do aloamor, encaminhando as criaturas para a senda da verdadeira felicidade.
Sereis os aprendizes esforçados, dignificando o ensinamento do Mestre e com ele contribuindo na disseminação da luz em meio às sombras que ainda persistem rondando os recantos terrenos.
É de responsabilidade o compromisso que assumimos ao encerrarmos na CONJERGS, dois anos de estudos sobre os fatores que poderiam nos deter os passos. Agora continuemos, olhando (conhecendo, estudando) vigiando (agindo bem, pensando com nobreza,falando melhor) e orando (agradecendo, sintonizando com o alto, pedindo forças) a fim de que sejamos obreiros úteis na seara do Cristo.
Com carinho e gratidão por estar com todos.
Maria Elisabeth da Silva Barbieri
Presidente da FERGS

domingo, 6 de novembro de 2011

FEIRA DO LIVRO DE CAMAQUÃ

UME Camaquã convida:
Palestra, sessão de autógrafos e lançamento do livro:
"Em busca da Sabedoria"
Palestrante: Prof. Vinícius Louzada
Dia 13 de novembro de 2011 Domingo
Horário: 10 h
Local: XXXI Feira do Livro de Camaquã - Praça Zeca Netto
Vinícius Lima Lousada é natural de Rio Grande/RS.
Dedica-se às tarefas de divulgação do Espiritismo desde 1995. Como servidor da Doutrina Espírita atua como palestrante, escritor e facilitador de grupos de estudos, cursos e seminários.
Desde 2001 integra o quadro de palestrantes, e, foi coordenador do Setor de Estudos Sistematizados da Doutrina Espírita, da FERGS (2008-2009).
É membro do Conselho Editorial da Livraria e Editora Francisco Spinelli/FERGS.
Escreve para diversos periódicos do movimento espírita nacional, como também, para o Diálogo Espírita e a Revista Reencarnação do DECOM/FERGS. Ainda é editor do Blog Estudando Kardec (www.estudandokardec.blogspot.com)
É Licenciado em Pedagogia (FURG), Mestre e Doutorando em Educação (UFRGS), realizando suas pesquisas em torno da educação ambiental e dos saberes e sociabilidades dos trabalhadores da reciclagem na periferia urbana.
É Professor no Ensino Básico, Técnico e Tecnológico, atuando também na formação de professores e em cursos superiores no IFRS/Campus Sertão.
Residindo em Passo Fundo/RS, colabora com o Centro Espírita de Caridade Dias da Cruz.

sexta-feira, 4 de novembro de 2011

SOCIEDADE ESPÍRITA CAMINHEIROS DO BEM, em Novo Hamburgo, divulga suas palestras públicas do mês de novembro/2011

SOCIEDADE ESPÍRITA CAMINHEIROS DO BEM”
Palestras e Palestrantes do mês de NOVEMBRO de 2011
 Nas TÊRÇAS – FEIRAS com início ás 20 horas
01 – Casamento e Divórcio  = Sandra Scheffel
08 – Bem Aventurados os Aflitos = Joelci Gentil - Canoas
15 –  A influencia dos Espíritos = Silvio Pacheco - C. Bom   
22 – Funções Espirituais da Infância  = Gabriel SalumPoA
29 – Jesus e o Cego de Betsaida = Lisiane Costa – S. Leopoldo  
Nas QUINTAS - FEIRAS com início ás 20 horas
03 -  Nosso Bom Senso = Rosane Carvalho – N. Hamburgo
10 – Lucia Colissi  =  O amor Incondicional – C. Bom  
17 -  Pedi e Obtereis  = Débora Rabelo – Novo Hamburgo   
24 – O Auto – Perdão = Alexander Lunkes – N. Hamburgo
   Aos SÁBADOS com início ás 15 horas
05 – Nossas Companhias Espirituais =  Hugo Carvalho – N. H.
12 – Apenas Vibrações e Preces = Diego Bizarro –  ( Baile )
19 – Os Benefícios de ser um Espírita = Gersom Oliveira – NH 
26 –Transição Planetária = Jorge Zart – Porto Alegre
 
 Sociedade Espírita Caminheiros do Bem. 
 Rua Frei Henrique de Coimbra 70. Bairro Rondônia. Novo Hamburgo. CEP 93415-230. Fones: (51) 98250596. 


segunda-feira, 31 de outubro de 2011

CONFLITOS EXISTENCIAS, ESQUECIMENTO DO PASSADO, REENCARNAÇÃO, SEXUALIDADE, FÉ, VONTADE - TEMÁTICAS ESTUDADAS PELOS JOVENS DURANTE OS DIAS 28, 29,30 EM BAGÉ

SEGUE O DEPOIMENTO DE UM JOVEM E ALGUMAS FOTOS DA 24ª CONJERGS
 Boa noite. Peço que esse email seja enviado para a comissão organizadora da XXIV CONJERGS, pois é um elogio ao esforço e dedicação que todos da organização tiveram.
Primeiramente gostaria de agradecer pela dedicação de todos que organizaram a XXIV CONJERGS, sei que muitos da organização viraram noites pensando e elaborando atividades e sistemas que agradacem a todos os jovens e pessoas da CONJERGS. E isso pode ser percebido no rosto de dedicação e concentração de todos os ´´smurfs´´ e se seus ajudantes, e essa dedicação traspareceu não só nos rostos e nas atitudes mas também na incrivel energia que senti nessa CONJERGS. E mesmo com deslocamentos e dificuldades que tiveram, tudo foi superado. E eu vendo isso procurei superar o sono que tinha e prestei e participei o máximo que pude das oficinas e das atividades. E gostaria de dizer que o esforço de vocês me estimula para que eu aprenda cada vez mais a doutrina espirita e seja mais participativo para que um dia quem sabe eu ajude em uma CONJERGS e faça outros jovens sentirem a emoção e a incrivel vibração que senti nessa XXIV CONJERGS.
Obrigado a todos mais uma vez e uma Boa noite!



Almoço no Caminho da Luz


Um look nos jovens.


Gabriel Salum no Painel sobre a Sexualidade.

BAGÉ - PALAVRAS DO AYR

Queridos irmãos em convicção e ideal espírita.
Fraterno e caloroso abraço.
Encerrada a nossa MARAVILHOSA XXIV CONJERGS, quero agradecer a todos pelo carinho, amizade, colaboração, dedicação, empenho, energia, talento, capacidade, vibração, companheirismo e espírito de equipe. Dons e virtudes fartamente demonstrados por todos ao longo do planejamento, organização, preparativos e desenvolvimento da Conjergs realizada nas ondulas coxilhas da jovem Rainha da Fronteira, em que pese os seus 200 anos de história.
A luz advinda da misericórdia de Jesus, por certo, nestes felizes e gloriosos dias banhou nossas planícies. Desejamos que essa divina luz permaneça iluminando nossos corações e nossas almas, a fim de que possamos seguir em frente rumo à XXV Congergs com o mesmo amor, a mesma força e, sobretudo, com a fé e a esperança de que dias melhores ão de vir e, com a certeza de que nós teremos direta participação nessa sublime conquista.
Em nossa pobreza franciscana, em termos de talento e capacidade, nos sentimos orgulhosos em possuir tantos irmãos e amigos que emprestam o seu talento e capacidade para um evento cuja magnitude exige dedicação extrema.
Muito obrigado queridos irmãos, sem a participação, contribuição e intenso brilho de todos, não teríamos alcançado o pleno sucesso que, hoje temos o privilégio de experimentar. Jesus os recompense em forma de bençãos de muita paz, harmonia, equilíbrio, saúde e amparo dos nossos dedicados irmãos da espiritualidade superior.
Com diz o Gaúcho da campanha: “GRACIAS MIL”!!!
Muita paz, e que Jesus, O Meigo Nazareno, abençoe a todos.
Ayr

terça-feira, 18 de outubro de 2011

Suely Caldas Schubert no litoral do Rio Grande do Sul - Participem, prestigiem!


Caro Espírita!
Colabore conosco, por gentileza, reenvie a todos seus e-mails, poste em seus blogs , jornais,rádios. Vamos lá! Precisamos divulgação em massa.
É nossa parte de cooperação para a difusão do Espiritismo no Litoral Gaúcho e região. Todos sabemos da importância da Sueli e de seu nobre trabalho. MUITOS GAÚCHOS ESTARÃO ESTE FINAL DE SEMANA NA PRAIA. NOS PRESTIGIE!
Lembramos apenas, que em Tramandaí não será mais todo o dia, e sim das 9hs às 12hs. E quem puder colaborar com 1kg de alimento, será bem vindo para os departamentos de assistência das Casas anfitriãs do Evento.
CONTAMOS COM VOCÊ NA DIVULGAÇÃO!!!
ABRAÇO FRATERNO,
Neuza scheffer
Depto. Doutrinário

domingo, 16 de outubro de 2011

AGRADECIMENTOS

Aos queridos voluntários da FERGS:
Nós perseveraremos na oração e no serviço da palavra. A palavra foi agradável à vista de todos da multidão.” Atos,6-: 4-5
A narrativa daqueles tempos em que a mensagem evangélica inundava corações, consolando, esclarecendo e multiplicando os discípulos, assemelha-se, em muito, às horas vividas nesses dias.
O testemunho, que sempre foi a marca indelével da fé cristã, sobressaiu-se em nossas fileiras, nos dias de preparação, e de maneira tocante, nos dias do Congresso.
A Perseverança foi a virtude, por excelência, a fortalecer o ânimo, diante das noites insones, dos planos que pareciam não dar certo, do corpo doído, do volume de trabalho, das dificuldades traduzidas pelos imprevistos familiares e pessoais que nos vergastavam o trabalhador convocando-nos a exemplificação da coragem que somente a fé esclarecida pode dar.
Foram maravilhosos os instantes de heroísmo silencioso que recolhemos uns dos outros e que permitiram o sucesso do nosso evento.
Fizemos, juntos, a atmosfera de plenitude que contagiou a multidão e permitiu à espiritualidade transformar-nos em auxiliares da tarefa grandiosa, agendada para aqueles dias.
Atestamos a força da união e a necessidade de marcharmos em fileiras para o Cristo, como assevera o apóstolo de Tarso. Não houve fronteira, nem distância que se afigurasse maior do que a aspiração de integrarmos a grande caravana da fraternidade e revivermos as luzes do pacto áureo da unificação.
Dessa forma, recordo uma frase histórica que afirmava ser fácil a missão de comandar homens livres. Basta mostrar-lhes o caminho do dever. A nosso turno dizemos que é fácil liderar homens e mulheres que conhecem o caminho do dever, basta que nos coloquemos a serviço, abrindo-lhes espaço para o trabalho.
Quero agradecer aos meus companheiros da Diretoria Executiva, aos vice-presidentes da nossa FERGS, aos nossos diretores, aos 14 Presidentes de Conselhos Regionais Espíritas, a todas as lideranças municipais, aos Presidentes de todas as instituições federadas ou não, aos nossos trabalhadores que se voluntariaram antes, durante e depois do Congresso, apagando-se em cada tarefa para que o Cristo crescesse no coração de tantos quantos afluíram para Gramado nos memoráveis e inesquecíveis dias de 07,08 e 09 de outubro.
Relembremos, queridos amigos, por dever de gratidão, o nosso Codificador, Allan Kardec, que há 150 anos assegurou-nos que o dia 09 de outubro seria para nós um dia de festa, porque era prenúncio do nosso êxito.
Vitoriosos sois todos!
Que Deus os abençoe.
Com amor fraternal.
Beth Barbieri

terça-feira, 11 de outubro de 2011

UM LOOK NO DIVALDO E NO PÚBLICO - 6º CONGRESSO ESPÍRITA DO RIO GRANDE DO SUL


AMIGOS - MAIS NOTÍCIAS CONGRESSO, PUBLICO CARTA ABERTA AOS COLABORADORES DO BAZAR , NA ÍNTEGRA.

... aos valorosos companheiros tarefeiros do Bazar, companheiros da Fergs, e voluntários dos demais setores....
Carta aberta a abnegação
Nestes dias em que realizamos o 6º congresso espírita do rio grande do sul, podemos executar uma grande sinfonia, uma orquestra executando os seus diversos instrumentos.
Mas o maestro desse inesquecível concerto é Jesus.... e é ele que nos dá o tom, acredito que todos nós executamos essa sinfonia em Lá, lá Maior, là menor , lá bemol, lá sustenido.
Lá algumas partituras musicais é representado pela letra A (A, Am, Ab, A#).
A letra A é a inicial de Amor com A maiúsculo.
Amor imediatamente nos lembra Jesus, Jesus Maior, bemol, sustenido...
Mas a Nota mais executada, sentida, definida, delineada, e a única nota que não desafinou – somente executada por quem já compreende, foi Lá em Si = AB = Jesus em Si.
Aos colaboradores do bazar,
gostaria de agradecer por tanta dedicação... pelos companheiros que não queriam nem lanchar para que o atendimento não fosse prejudicado, a confrade que não queria almoçar porque a fila do bazar estava grande, que não assistiram as palestras, mas que por alguns segundos desviavam os olhos para o telão e me surprendiam com os olhos rasos d´água, porém não deixando de dedicar ao “cliente” a devida atenção, aqueles que não puderam sentar para esticar os pés, por pelo menos alguns segundos, sem uma única reclamação a todos indistintamente, porque foram além do dever, tornando-se companheiros abnegados, porque na extensão do dever, vem naturalmente a Abnegação...
Agradeço a Jesus pela oportunidade de conhecer pessoas tão dedicadas a causa, com amor á Tarefa, dando-nos a noção de como será nosso mundo regenerado...
Norma, Fabiano, Paulo, Leda, Helga, Iara, Lilian, Marcia, Marcos, Junior, Graça, Evanir, Alexandra, Adelina, Ada, Rodrigo, Mariana, e outros companheiros que atenderam o apelo de socorro nas horas em que o publico era maior, Todos atendendo nestes dias por um único nome: Ferramentas de Jesus.
Obrigado por estes três dias de grande alegria no coração, Cantando em silêncio “Cansados, mas Felizes”.
Não me sinto Coordenador. Me sinto Parte de uma equipe “Cansada, mas Feliz”.
Abraços
Dairson