quinta-feira, 8 de novembro de 2012

FERGS participa de Momento Ecumênico na Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre


A Federação Espírita do Rio Grande do Sul foi convidada a participar do encontro ecumênico realizado na UFCSPA. A FERGS foi representada por Helena Bertoldo da Silva, atual diretora do Departamento  Doutrinário da FERGS. Helena narrou a história de um menino que sofria de câncer e, Joel (o menino) solicita à mãe que quando ele morrer doasse seu corpo a universidade, explicando a Célia (sua mãe) que depois de morto, não usaria mais seu corpo e,que a medicina poderia aproveitá-lo para estudar e salvar a vida de outras crianças...., após Helena fez uma uma abordagem salientando a proteção Divina, a pre-existência e sobrevivência da alma; que só o corpo morre, a continuidade dos laços de afetos, o cultivo da prece como agente consolador para os familiares e para o Espírito etc...  

Discurso dos estudantes de medicina da UFSCPA:

            Em nome dos alunos da UFCSPA, eu, solenemente, presto a nossa homenagem a todos os familiares e doadores de corpos que, com seu gesto solidário, proporcionaram aos estudantes desta universidade o entendimento e o conhecimento plenos do corpo humano. Não seria possível a boa formação de médicos, fisioterapeutas, enfermeiros e demais profissionais deste âmbito sem a observação, na prática, de estruturas anatômicas. E isso só acontece graças à grandeza de algumas almas que, corajosamente, contribuem para o nosso aprendizado.
            Compreendemos que abdicar de momentos de despedida do ente querido é uma decisão árdua para as famílias. Entretanto, essa nobre atitude, além de demonstrar grande altruísmo, beneficia a comunidade acadêmica, representando um ato de cidadania.
            Diante de tamanha generosidade, o respeito e o cuidado dedicados ao corpo do doador tornam-se naturais, sendo princípios transmitidos aos alunos desde o primeiro contato na disciplina. A UFCSPA, como instituição formadora integral, que preza a humanização na saúde, tem papel fundamental na consolidação de tais valores, buscando tornar-nos profissionais plenos: cientificamente qualificados e socialmente éticos.
            Karl Rokitansky, médico e filósofo austríaco, certa vez expressou o sentimento do qual compartilhamos por meio de uma oração, chamada ”Oração ao cadáver desconhecido” ( o termo “desconhecido” sendo utilizado em prol da ética de não revelar a identidade dos corpos). Gostaríamos, agora, de ler alguns trechos da oração.
            “Ao curvar-te (...) sobre o cadáver (...) lembra-te que este corpo nasceu do amor de duas almas; cresceu embalado pela fé e esperança daquela que em seu seio o agasalhou, sorriu e sonhou os mesmos sonhos das crianças e dos jovens; por certo amou e foi amado e sentiu saudades dos que partiram, acalentou um amanhã feliz (...). Seu nome só Deus o sabe; mas o destino inexorável deu-lhe o poder e a grandeza de servir a humanidade. (...).”
            Agradecemos a estes grandes professores que tanto nos ensinam, sem, no entanto, nos dizer uma palavra. Assim, somos extremamente gratos a vocês, familiares e doadores, que se dispuseram a colaborar de forma tão impactante em nossa formação, propiciando-nos um crescimento que não seria possível sem a sua ajuda.

Muito obrigada.

Segue algumas imagens:






















Nenhum comentário: