segunda-feira, 10 de outubro de 2011

SONHO, CORAGEM, OUSADIA E FÉ: 6ºCONGRESSO ESPÍRITA DO RIO GRANDE DO SUL

A Expo Gramado recebeu nos dias 07, 08 e 09 de outubro, um público de 4.300 (pessoas aproximadamente) para assistirem ao 6º Congresso Espírita do Rio Grande do Sul, em homenagem aos 90 anos da Federação Espírita do Rio Grande do Sul. O sonho de Maria Elisabeth Barbieri(presidente da FERGS) e de Luis Claudio Azambuja(coordenador do congresso) tornou-se realidade e que realidade senhores leitores!
Desde a recepção dos congressista até o final do congresso um clima de trabalho, seriedade e responsabilidade somado à fraternidade envolveu  a todos os participantes. As empresas realizadoras e apoiadoras primaram pela excelência de melhor atender e de melhor organizar. A serra gaúcha viveu um momento de "luz", sob a "batuta" do amoroso Francisco Spinelli cuja a presença espiritual foi sentida o tempo todo e da amorosa e veneranda Joanna de Ângelis, mentora espiritual do congresso. A equipe de voluntários dou-se por inteira durante todo o congresso e os Coordenadores das Comissões foram incansáveis.
Espiritismo e Ecologia
Enquanto estivermos aqui, tem o que fazer aqui. Palavras de André Trigueiro no Congresso Espírita, quando ressaltou a importância de fazer bem todas as atividades da vida. Assim, cuidar da casa planetária neste período de transição é atividade de cada um e, para isso, devemos arregaçar as mangas agora e trabalhar para a preservação ambiental do planeta. Lembrou, ainda, que um planeta de regeneração é um mundo mais evoluído em termos éticos e morais. No entanto, qual a qualidade ambiental de um mundo de regeneração (ponto de interrogação). Talvez seja um mundo com escasses e com riscos. Não devemos esquecer que somos os trabalhadores da última hora, todos nós, de todas as religiões e doutrinas, que trabalhamos para a preservação da natureza.

O Despertar do Espírito
A segunda conferência da manhã de sábado foi proferida por Lacordaire Faiad tendo por tema: O Despertar do Espírito, a qual procurou desenvolver uma reflexão a respeito da reencarnação como oportunidade abençoada para a solução de distúrbios psicológicos da atualidade.
Na ocasião, Lacordaire ressaltou que somos um presente de Deus para nós mesmos, uma vez que fomos simples e ignorantes e, ao longo das existências, vamos adquirindo conhecimento e valores morais. Para esta caminhada, temos nosso guia e modelo: Jesus. Visando apressar a evolução do espírito, Joanna de Ângelis, através da psicografia de Divaldo Pereira Franco, nos diz que enquanto nossas opções forem equivocadas nos desequilibramos, gerando desamor diante da vida. No entanto, o amor de Deus está presente em tudo, oferecendo as condições necessárias para o despertar do espírito. Assim, devemos estar atentos aos processos educativos da vida, para rever nossos valores, pois, ações, sentimentos e pensamentos são fatores atrativos de companhias espirituais. Quando as vibrações são de nível inferior atraem obsessores, que são nossos sócios nas dificuldades e nos conflitos existenciais.
As enfermidades psicossomáticas, segundo Lacordaire, são geradas na consciência espiritual e nada mais são do que sinais de alerta devido opções e escolhas equivocadas. Os fatores mentais geram doenças ou saúde, de acordo com os padrões vibracionais. Portanto, desenvolver a autoconsciência é imprescindível para depurar o espírito, ao longo das reencarnações, e manter o equilíbrio físico e mental.

Amorterapia, Amor-Perdão e Amor de Plenitude

Para realizar uma reflexão sobre a visão Espírita libertadora do amor, Alberto Almeida falou ao grande público do Congresso Espírita chamando a atenção para a questão de bem aproveitar as oportunidades da vida e despertar a consciência para a necessidade do aprendizado pelo amor.
A falta de ética e de moralidade ocorrentes nos dias atuais são decorrentes da falta de amor a si próprio e aos outros. A ausência do amor é o maior mal da atualidade e somente podemos aprender a amar através do exercício do mesmo.
A psicologia, sob o olhar espiritual, afirma que somos muito mais que o animal sexual, Joanna de Ângelis, citada por Alberto Almeida, explica que além da individuação desta vida continuamos em outras vidas a desenvolver nossa personalidade.
O principal, na visão do conferencista, é amar nas relações familiares, profissionais e sociais para assim elevar a condição espiritual e não perder jamais as oportunidades que a vida apresenta e o tempo que nos é oferecido. Se somos o problema, também somos a solução.

Mediunidade à Luz do Espiritismo
A palestra de abertura do segundo dia do Congresso, com tema “Mediunidade à Luz de Espiritismo”, foi proferida por Marta Antunes, coordenadora nacional de mediunidade da FEB. Marta abordou o tema dando ênfase ao aniversário de 150 anos de “O Livro dos Médiuns” – o guia dos médiuns e dos evocadores. Salientou a importância do estudo integral dessa obra como principal ponto de referência para as pessoas interessadas em conhecer e estudar as manifestações mediúnicas e sua prática. 
Joanna de Ângelis e a Série Psicológica
Baseado nas obras da série psicológica de Joanna de Ângelis, o segundo palestrante da tarde Cláudio Sinoti falou sobre a importância do despertar da consciência de espírito, mostrando a necessidade de investigarmos a nós mesmos para reconhecer nossas falhas e descobrirmos as reais necessidades do ser humano desfazendo-nos do consumismo exagerado na existência, baseado no Evangelho de Jesus que é a fonte da psicologia espiritual dos trabalhos de Joanna. Salientou a importância da união entre a ciência e a religião, citando algumas obras da mentora de Divaldo ressaltando o pensamento da autora espiritual dizendo que sem uma visão espírita da existência física, a vida é sem sentido e sem significado.
Queridos leitores vamos dar continuidade a matéria do Congresso nas próximas publicações.

2 comentários:

Fátima disse...

Posso afirmar que o ambiente estava em harmonia, em um clima de muita paz, gentilezas, carinho, troca de energias positivas, todos os voluntarios, toda equipe de trabalhadores, expositores e congressistas com certeza recebmos o melhor, que possamos caminhar com mais alegria e respondsabilidade por este mundo.Que assim possa ser!

Coordenação Departamento Doutrinário da FERGS disse...

Obrigada Fátima!
Com certeza tua vibração colaborou para este ambiente assim ficasse!
bjos,
Helena