domingo, 27 de outubro de 2013

Suely Caldas Schubert no Rio Grande do Sul






Suely Caldas Schubert no Rio Grande do Sul

Viamão/RS – 25 de outubro de 2013
Iniciando uma série de atividades de divulgação da Doutrina Espírita no Rio Grande do Sul, Suely Caldas Schubert esteve, em 25 de outubro, na cidade de Viamão para proferir uma conferência intitulada Espiritismo, Uma Nova Era para a Humanidade. O evento, que reuniu setecentos e cinquenta pessoas, foi realizado no auditório do Colégio Stela Maris.
Esta brilhante atividade integrou o 3º Encontro Municipal Espírita, sendo a União Municipal Espírita de Viamão – UME-Viamão – a promotora desse significativo trabalho. Estiveram presentes, Luiz Cláudio Azambuja, diretor do Departamento de Tecnologia da Informação da Federação Espírita do Rio Grande do Sul – FERGS –, representando a entidade mater do espiritismo gaúcho; Luís Carlos Pereira, Presidente do Conselho Regional Espírita da 12ª Região/FERGS; e a presidente da UME-Viamão Liane Matzenbacher.
Suely, magistral como de hábito, apresentou e discorreu sobre o seguinte texto que se encontra em Prolegômenos, em O Livro dos EspíritosOs Espíritos anunciam que chegaram os tempos marcados pela Providência para uma manifestação universal e que, sendo eles os ministros de Deus e os agentes de sua vontade, sua missão é instruir e esclarecer os homens, abrindo uma Nova Era para a regeneração da Humanidade.
Em O Livro dos Espíritos, a conferencista de Juiz de Fora/MG, destacou o conteúdo da questão 627 e que aborda o ensino dos Espíritos. Amplo destaque foi dado sobre as bases em que se assentou o trabalho desenvolvido por Allan Kardec, o codificador da Doutrina Espírita. Entre elas, por exemplo, ele pensou as grandes questões do conhecimento humano e apresentou-as ao Espírito de Verdade; e resgatou o Evangelho do Cristo das brumas da Idade Média, para que resplandecesse como o verdadeiro caminho para a regeneração da Humanidade.
Com sua voz limpa, clara e serena, Suely continuou sua oratória apresentando os quatro itens de uma civilização com Jesus, segundo o Espírito Emmanuel, extraídos de o livro Chico Xavier pede licença, Cap. 33, quais sejam: Evolução sim; Violência não; Solidariedade primeiro; e Educação sempre. Em A Gênese, Suely ressaltou a análise de Allan Kardec sobre os tempos daquela época, embora possa o homem hodierno tê-la como atual:Hoje não são mais as entranhas do planeta que se agitam: são as da Humanidade.
Do livro Entrega-te a Deus, de Joanna de Ângelis, psicografia de Divaldo Franco, Suely frisou a assertiva sobre Trabalho e Serviço, como essa:Quando se serve em qualquer forma de solidariedade, há um suave e doce encantamento que enternece o indivíduo, dando-lhe sentido existencial e dignidade humana. Outro fundamento explorado foi sobre o reinado do bem, cujo conteúdo se encontra na formulação e resposta a questão 1019 deO Livro dos Espíritos.
Por fim, a emérita conferencista, apresentou o seguinte ensinamento de Emmanuel e que se encontra em o livro A Caminho da Luz, Cap. XXV: O Espiritismo, na sua missão de Consolador, é o amparo do mundo neste século de declives da sua História; só ele pode, na sua feição de Cristianismo redivivo, salvar as religiões que se apagam entre os choques da força e da ambição, do egoísmo e do domínio, apontando ao homem os seus verdadeiros caminhos.
O encerramento da brilhante conferência foi através da leitura intitulada Oração, de José Silvério Horta, psicografada por Francisco Cândido Xavier e que compõe o livro Parnaso de Além Túmulo. Em gratidão, o público aplaudiu de pé, entusiasticamente.
   Texto: Paulo Salerno
   Fotos: Jorge Moehlecke

Nenhum comentário: